PT EN

Cooperação Internacional entre a AdP e a ONEE, nas áreas do abastecimento de água e saneamento básico.

Área Temática
Desenvolvimento Sustentável e Coop. Internacional
Água e cidades
Água, energia e alimentação
Inovação
Localização
Rabat - Marrocos
Áreas de Aplicação
Serviços de água
Âmbito
Adm. Local/Regional
Decantador de ETAR
Visita de elementos da Delegação da ONEE, a uma unidade de tratamento de lamas em Portugal
Unidade de tratamento de lamas de ETAR em Portugal.
Revestimento em PEAD de caixa de vista, para evitar processos de corrosão.

Entidade

Descrição

Cooperação entre a AdP e ONEE (Office National de l’Electricité et de l’Eau Potable - Marrocos), assinada em Outubro de 2007, tem proporcionado a troca de experiências entre as duas entidades, com a AdP a prestar assistência técnica na área do abastecimento de água e saneamento básico. 

A mais recente intervenção da AdP realizou-se em 2016 e 2017, nos eixos: “Resolução do problema da descarga no mar, das da águas pluviais da cidade de Essaouira e a intrusão salina” e “Gestão de lamas de ETAR”

 

Objectivos

  • Promover troca de experiências. Partilhar conhecimento. Visitas técnicas. Potenciar formação especializada. Fomentar a aplicação das melhores práticas

Resultados

Esta convenção tem vindo a promover a troca de experiências entre os técnicos da ONEE e da AdP, com a participação de um perito na estratégia para o tratamento e destino final das lamas, num seminário sobre lamas da ONEE em Rabat, ou no Third Mediterranean Water Forum, no Egipto e da visita de técnicos da ONEE, a instalações de tratamento de lamas em Portugal. Um perito Português visitou igualmente o sistema de drenagem da cidade de Essaouira, tendo sugerido alterações aos projetos existentes.

Próximos Desafios

Extensão da atual parceria para um “Programa de Parceria Internacional de Geminação”, com maior abrangência de áreas de intervenção e duração.