PT EN

Serviços de Água: Os Próximos 30 anos

Área Temática
Desenvolvimento Sustentável e Coop. Internacional
Água e cidades
Água, energia e alimentação
Inovação
Localização
Lisboa
Áreas de Aplicação
Serviços de água
Recursos Hídricos
Agricultura
Indústria
Âmbito
R&D
Empresarial
Adm. Central
Adm. Local/Regional

Entidade

Descrição

O mundo, e os serviços de água, vivem um momento complexo e de mudança acelerada. E como estaremos em 2050? É para tentar encontrar respostas para esta questão que a APDA patrocinou o projeto de prospetiva “Os Serviços de Água: Os Próximos 30 Anos”. Utilizando uma metodologia participativa caracterizam-se quatro cenários plausíveis e alternativos para 2050. Espera-se que este projeto possa ajudar os stakeholders a melhor definir as suas estratégias. Disponível em http://www.apda.pt/pt/pagina/82/

Objectivos

  • Racionalidade - Estudo Prospetivo com o objetivo de explorar 4 cenários em 2050 para podermos antecipar e estar preparados para as mudanças em PT.

Resultados

A exploração dos quatro cenários evidencia como as questões de financiamento dependem da continuidade da União Europeia e são determinantes para a sobrevivência das Entidades Gestoras.

Nas próximas décadas, a projeção de quaisquer investimentos de reabilitação ou construção de infraestruturas estará condicionada se o mundo evoluir para o isolamento e os modelos de governação poderão sofrer significativas alterações, consoante evolua a valorização social do recurso e a intensidade cooperativa.

 

Próximos Desafios

>Como este exercício pode ajudar a adaptação aos futuros possíveis?

>Que estratégias podem/devem adotar as EG face a esses futuros possíveis?

>Como aproveitar as oportunidades/ como ultrapassar as dificuldades?

>Como passar de cenários plausíveis para cenários desejáveis?