PT EN

Projeto FlowRes ANR (2015-2018) Estimativa do caudal nos leitos de cheia com ocupação em eventos de cheias extremas

Área Temática
Água e cidades
Localização
Portugal
França
Noruega
Bélgica
Áreas de Aplicação
Recursos Hídricos
Âmbito
R&D
Escoamento não uniforme em leito simples (canal de secção composta do Irstea Lyon-Villeurbanne, França)

Entidade

Descrição

O perigo de inundação deve ser avaliado com precisão durante eventos de cheias extremas. Essa previsão é uma tarefa difícil devido à falta de dados de campo e à relação entre a resistência ao escoamento e a ocupação dos leitos de cheia. O projeto visa melhorar a avaliação de risco de inundação através de 1) caracterização da estrutura hidrodinâmica de escoamentos com inundação extrema; 2) avaliação da simulação hidráulica para caudais com períodos de retorno superiores a 1000 anos.

Objectivos

  • O principal objetivo do projeto é a melhoria da caracterização do escoamento em eventos de cheias extremos e sua modelação.

Resultados

O projeto divide-se em 3 tarefas principais e 6 sub-tarefas.

Os resultados incluem os dados experimentais obtidos em laboratório, ou seja, com transições laterais, verticais e longitudinais na rugosidade e da submersão dos elementos ocupantes dos leitos de cheia.

A outra tarefa está relacionada com a avaliação e a melhoria das práticas de modelação hidráulica. Serão realizadas simulações numéricas para comparação com eventos reais e dados experimentais.

Próximos Desafios

O projeto termina em 2018. Os próximos desafios relacionam-se com a melhoria da precisão dos resultados da modelação numérica para cheias com períodos de retorno muito elevado (T > 1000 anos).