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Estudos em modelo físico e numérico do prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas do Porto de Leixões

Área Temática
Água e cidades
Localização
Leixões, Matosinhos, Portugal
Áreas de Aplicação
Indústria
Âmbito
Empresarial
Aspeto do modelo de agitação.
Modelo físico 3D: modelo de estabilidade e galgamento e aspeto do quebra-mar durante a construção do modelo
Modelo físico 2D
Número médio de dias associados a classes de altura de onda significativa para um ponto próximo da praia de Matosinhos para diferentes soluções de extensão de quebra-mar e posição dos pontos de cálculo
Propagação de ondas longas dentro do porto.
Propagação de ondas longas dentro do porto.
Resultados da modelação numérica: propagação de ondas curtas dentro do porto

Entidade

Descrição

Estudos realizados pelo LNEC tiveram como objetivo servir de base ao desenvolvimento do Projeto de Execução do prolongamento do quebra-mar exterior do Porto de Leixões, incluíram a realização de estudos em modelo físico (2D e 3D) e em modelo numérico para otimização novo troço do quebra-mar; estudos em modelo numérico para avaliação dos impactes do prolongamento deste quebra-mar exterior do Porto nas condições de agitação da praia de Matosinhos e na dinâmica sedimentar na vizinhança do porto.

Objectivos

  • Apoio à avaliação de impacte da sua construção no que se refere dinâmica sedimentar na vizinhança do porto.
  • Apoio à avaliação de impacte da sua construção no que se refere às condições de agitação da praia de Matosinhos;
  • Confirmação dos pressupostos do projeto em termos de estabilidade do quebra-mar e das condições de agitação marítima na zona por ele abrigada;

Resultados

Modelos numéricos:  Caraterização da agitação marítima ao largo e na zona do porto de Leixões, Propagação de ondas (curtas e longas) no interior do porto de Leixões, Identificação dos impactes do prolongamento do quebra-mar na praia de Matosinhos (agitação marítima) e na dinâmica sedimentar na vizinhança do porto. 
Modelo físico: Caraterização, da agitação no interior do porto de Leixões; Análise da estabilidade e galgamentos dos diferentes troços do prolongamento do quebra-mar

Próximos Desafios

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