PT EN

Assessoria Técnica à Gestão do Programa “Água para Todos”, em Angola

Área Temática
Água e cidades
Água, energia e alimentação
Localização
Várias aldeias localizadas em 9 Províncias de Angola
Áreas de Aplicação
Serviços de água
Âmbito
Adm. Central
Adm. Local/Regional
Reservatório elevado
Ponto de Água. Furo com bomba manual
Lavandaria
Chafariz

Entidade

Descrição

O MINEA (Ministério da Energia e Águas) é o órgão governamental responsável pelas áreas de energia, água e saneamento. O Programa "Água para Todos" é um programa nacional que visa fornecer água potável à população rural de Angola (objetivo de cobertura nacional 80%).

Neste âmbito, prestamos serviços de consultoria ao MINEA desde 2008 de forma ininterrupta, ao nível das atividades de gestão de sistemas de abastecimento de água, no norte de Angola. O projeto abrange 9 das 18 províncias do país.

Objectivos

  • Melhoria da qualidade de vida da população rural e o desenvolvimento socioeconómico nessas localidades, de forma sustentada.
  • Redução de riscos na saúde pública por inexistência de água potável e deficientes serviços de saneamento.
  • Assegurar o abastecimento de água a 80 % da população rural de Angola.

Resultados

À data de dezembro de 2017, a população rural coberta por infra-estruturas de abastecimento de água corresponde a 6.323.854 habitantes, estimando-se uma taxa de cobertura de 68 % da População Rural alvo.

Para que se atinja a taxa de cobertura de 80% da população rural, deverão ainda ser beneficiados cerca de 1.250.000 habitantes.

Próximos Desafios

Continuar o acompanhamento e consultoria ao MINEA, gerindo a introdução e agilização de modelos de gestão, operação e manutenção que garantam a sua sustentabilidade e a regular e permanente resposta às necessidades das populações, ao longo da vida útil estimada para estes empreendimentos.