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AMEX II - Ambiente e Exportação

Área Temática
Desenvolvimento Sustentável e Coop. Internacional
Localização
Cd Mexico
San José
Cd Panamá
Montevideu
Windoek
Lima
Bogotá
Santiago
Joanesburgo
Panaji
Rio Janeiro
Belo Horizonte
Sao Paulo
Maputo
Praia
Luanda
Lyon
Amesterdão
Madrid
Marraquexe
Porto
Coimbra
Áreas de Aplicação
Indústria
Âmbito
Empresarial

Entidade

Descrição

O Amex II pretende prover as empresas portuguesas de informação essencial sobre novos e potenciais mercados internacionais dando a conhecer ao setor as oportunidades de negócios existentes nos diversos mercados. Reforçar estratégias coletivas de internacionalização, contemplando a divulgação e promoção internacional do setor das tecnologias ambientais, bem como o estabelecimento de pontes institucionais com vista ao aumento das exportações e da visibilidade internacional de Portugal.

Objectivos

  • Parcerias com entidades congéneres e organização de encontros, em PT, com as entidades externas protocoladas para incrementar as pontes institucionais
  • Realização de Ações de apresentação e benchmarking internacional em mercados consolidados, emergentes ou em países em crescimento
  • Criação de Guias de Acesso a Mercados e Coletâneas de Legislação Ambiental disponibilizando informação caracterizadora do mercado.

Resultados

  • Criação de Ferramentas de apoio à Internacionalização destinadas às empresas portuguesas,nomeadamente Guias de Acesso a Mercados disponibilizando informação caracterizadora tanto a nível económico como técnico do setor do ambiente e resumindo as principais iniciativas do setor assim como contactos úteis; e Coletâneas de Legislação Ambiental apresentando informação de carácter legislativo geral e específico-ambiental do mercado.
  • Realização de ações de apresentação e benchmarking internacional em mercados emergentes ou em países em crescimento, comparativamente ao português. Complementarmente, haverá a presença institucional (na forma de stand) em algumas feiras de referência do setor do ambiente, sobretudo na Europa. As ações destinam-se a divulgar as capacidades e competências do setor das Tecnologias Ambientais Portuguesas nos mercados externos assim como fazer as pontes entre entidades externas e nacionais.
  • Parcerias com entidades congéneres para incrementar as pontes institucionais com os novos mercados e organização de encontros, em Portugal, com as entidades externas protocoladas procurando transmitir-lhes in loco a realidade nacional em termos de capacidades e tecnologias ambientais e fomentar reuniões B2B com as empresas portuguesas assim como a partilha das diversas realidades internacionais.