PT EN

HIDRA, Hidráulica e Ambiente

Tipo de Entidade
Empresas
Competências
Assistência técnica
Consultoria e projeto
Ensino, formação, capacitação e divulgação
Áreas Geográficas
Europa
América Central e do Sul
África

Descrição

HIDRA, Hidráulica e Ambiente, Lda. é uma empresa portuguesa de consultadoria na área da engenharia, fundada em 1992, em Lisboa, por José Saldanha Matos, com competências em engenharia sanitária, engenharia ambiental e domínios afins, com cerca de duas décadas de experiência em prestação de serviços para a administração central, regional e local, operadores e instituições privadas e organizações sem fins lucrativos.

A HIDRA, Lda encontra-se comprometida com o enriquecimento da cadeia de valores no sector do serviço de águas, recursos hídricos e ambiente, em articulação com os seus fornecedores, parceiros e clientes.

Na década de noventa do século XX, constituíram actividades ou negócios “âncora” da empresa, o desenvolvimento de estudos e projectos de abastecimento de água, de interceção e drenagem de águas residuais e de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Constituíram acções ou actividades periféricas daquelas, o desenvolvimento de Estudos de Impacte Ambiental e de Hidrologia e Planeamento de Recursos Hídricos.

 

Na 1ª década do século XXI, a empresa fortaleceu e alargou as suas competências no que respeita a auditorias técnicas, estudos de viabilidade técnica, económica e financeira, estudos e programas de monitorização e planos de operação e manutenção infra-estruturas.

A empresa desenvolveu “know-how” próprio e tem sido pioneira, em Portugal, na divulgação de soluções sustentáveis de saneamento de baixo custo, de soluções de drenagem não convencionais e na aplicação e divulgação de modelos de simulação dinâmica e de apoio à gestão avançada de sistemas de drenagem em meio urbano.
Nas últimas duas décadas, a HIDRA, Lda desenvolveu mais de 400 estudos e planos técnicos e ambientais, estudos prévios e projetos de execução. A empresa participou em projectos de referência, nomeadamente no Plano Geral de Drenagem de Lisboa e nos Estudos e Elaboração das Peças Técnicas da Empreitada de Conceção e Construção dos dois Túneis de Drenagem do PGDL e Intervenções Associadas (como líder). A nível internacional, é de realçar o Plano Diretor de Drenagem e Saneamento da Área Metropolitana de Maputo, em Moçambique (financiado pelo Banco Mundial), a Elaboração do Projeto das Novas Redes de Distribuição de Água e Ramais Domiciliários de Dar es Sallam, na Tanzânia (financidado pelo Banco Mundial) e o Plano Diretor de Água e Saneamento das Ilhas do Fogo e Brava, em Cabo Verde (financiado pela Lux Development).

CONTACTOS

Av. Defensores Chaves, nº 31, 1º Esq.
1000-111 Lisboa, Portugal

 

Web: http://hidra.pt

E-mail: geral@hidra.pt

T: +351 213 521 366